Promoção do Dia - SUBMARINO
sábado, 11 de dezembro de 2010
Filme - Jogo do Poder
Ilustra no filme !
Em 1979 a União Soviética invade o Afeganistão, assassinando Hafizullah Amin, e colocando em seu posto Brabak Karmal, que era a favor das políticas de Moscou. A este evento seguiu-se uma grande resistência, principalmente da parte dos mujahidin das montanhas afegãs. Eles eram abastecidos por outros países, como China, Arábia Saudita, Paquistão e o próprio Estado Unidos. Dez anos depois, os soviéticos tiveram que abandonar o país. Esta vitória dos mujahidin possibilitou depois a formação do grupo Taleban, que aproveitou a desordem no país para instaurar seu governo autoritário.
Minhas obervações:
Este filme foi um dos melhores que já vi, relacionado a Guerra Fria, ele mostra claramente os investimento dos (EUA) ao Afeganistão, para combater a antiga URSS na qual estava invadindo e destruindo este território. Além, disso o filme coloca a antiga "rixa" que existe entre Israelenses e países Árabes.
BEM 5 ESTRELAS PARA ESTE FILME!
TIREI UM TEXTO DA ATUALIDADES DO VESTIBULAR PARA VOCÊ LEIA ABAIXO:
Que os americanos vivem com medo de terroristas não é novidade. O que nem todo mundo sabe é que muito desses terroristas foram treinados e armados pelo próprio governo dos Estados Unidos. Esse é o enredo de Jogo do Poder, adaptado do livro de Charlie Wison`s War, de George Crile, baseado em fato reais. Lançado no ano passado, e agora em DVD, o filme dá uma noção histórica dos conflitos no Afeganistão, país da Ásia central, e da participação dos norte-americanos.
Era o início dos anos 1980 e o mundo estava em plena Guerra Fria. O Afeganistão acabara de ser invadido, em 1979, pela União Soviética (URSS), que havia montado um governo-fantoche. Para barrar a presença comunista na região, os EUA decidem agir contra a ocupação soviética. É ai que entra o deputado do Texas Charlie Wilson, protagonista do filme (interpletado por Tom Hanks).
Conhecido pela retórica, o deputado é convidado pela milionária cristã conservadora Joanne (Julia Roberts) a angariar fundos para conseguir armas as milícias islâmicas do Afeganistão, em luta contra os invasores. Na companhia de um agente da Cia (Philip Seymour Hoffman), Wilson acaba encarregado de conservar com governantes islâmicos para lutar nas montanhas afegãs.
As negociações dão certo, e o apoio militar dos EUA se concretiza com o envio de dinheiro, a compra de armas e o treinamento dos guerrilheiros afegãos (detalhe que não aparece no filme: O terrorista Osama Bin Laden começa a montar seu grupo exatamente dessa forma). Sob pressão crescente dos combatentes afegãos, a URSS acaba retirando suas tropas do país em 1989.
O filme permite tomar contato com dez anos de história afegã, período de disseminação dos mujahedins(milícias Islâmicas), e ajuda a entender o que aconteceu depois. Em 1922 cai o presidente pró-Moscou, dando lugar a um governo Islâmico moderado. do lugar a um governo Taliban, aliado de Bin Laden, chega ao poder quatro anos depois e é derrubado em 2001, por tropas EUA. Até hoje, o território afegão tem partes sob o controle de diferentes grupos armados, incluindo o próprio taliban. Quem sabe, até mesmo Bin Laden esteja escondido por lá.
FONTE: www.adorocinema.com
Jogos do Poder
(Charlie Wilson's War)
ano de lançamento( EUA ) : 2007
direção: Mike Nichols
atores: Tom Hanks , Amy Adams, Philip Seymour Hoffman,Brian Markinson, Jud Tylor
duração: 01 hs 37 min
descrição
Um congressista norte-americano se interessa pela situação do Afeganistão, que foi invadido pela União Soviética, e passa a trabalhar para que os Estados Unidos financiem a resistência local. Dirigido por Mike Nichols (Closer - Perto Demais) e com Tom Hanks, Julia Roberts, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Emily Blunt e Ned Beatty no elenco. Recebeu uma indicação ao Oscar.
TRAILER
sinopse:
Início dos anos 80. A União Soviética invade o Afeganistão, o que chama a atenção de políticos norte-americanos. Um deles é Charlie Wilson (Tom Hanks), um homem mulherengo e polêmico que não tem grande relevância política, apesar de ter sido eleito 6 vezes para o cargo. Com o apoio de Joanne Herring (Julia Roberts), uma das mulheres mais ricas do estado que o elege, e do agente da CIA Gust Avrakotos (Philip Seymour Hoffman), Wilson passa a negociar uma aliança entre paquistaneses, egípcios, israelenses e o governo norte-americano, de forma que os Estados Unidos financiem uma resistência que possa impedir o avanço soviético no local.
ficha técnica:
título original:Charlie Wilson's War
gênero:Drama
duração:01 hs 37 min
ano de lançamento:2007
site oficial:http://www.charliewilsonswar.net/
estúdio:Universal Pictures / Playtone / Good Time Charlie Productions / Participant Productions / Relativity Media
distribuidora:Universal Pictures / UIP
direção: Mike Nichols
roteiro:Aaron Sorkin, baseado em livro de George Crile
produção:Gary Goetzman e Tom Hanks
música:James Newton Howard
fotografia:Stephen Goldblatt
direção de arte:Maria-Teresa Barbasso, Brad Ricker e Alessandro Santucci
figurino:Albert Wolsky
edição:John Bloom e Antonia Van Drimmelen
efeitos especiais:Fugitive Studios / Creative Character Engineering
elenco:
Tom Hanks (Charlie Wilson)
Amy Adams (Bonnie Bach)
Philip Seymour Hoffman (Gust Avrakotos)
Brian Markinson (Paul Brown)
Jud Tylor (Crystal Lee)
Hilary Angelo (Kelly)
Cyia Batten (Stacey)
Daniel Eric Gold (Donnelly)
Emily Blunt (Jane Liddle)
Peter Gerety (Larry Liddle)
P.J. Byrne (Jim Van Wagenen)
John Slaterry (Henry Cravely)
Joe Roland (McGaffin)
Om Puri (Presidente Zia)
Faran Tahir (Brigadeiro Rashid)
Rizwan Manji (Coronel Mahmood)
Dennis O'Hare (Harold Holt)
Michael Spellman (Agente Patrick)
Russell Edge (Agente Wells)
Christopher Denham (Mike Vickers)
Ken Stott (Zvi)
Ned Beatty (Doc Long)
Nancy Linehan Charles (Sra. Long)
Mary Bonner Baker (Marla)
Rachel Nichols (Suzanne)
Shiri Appleby (Jailbait)
Julia Roberts (Joanne Herring)
Wynn Everett (Recepcionista do gabinete de Charlie Wilson)
Terry Bozeman
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário